A promessa de ser a conexão padrão parece estar a acontecer...! O USB-C já não está apenas nos telemóveis: já existe em computadores portáteis há algum tempo e, começa a surgir em periféricos. Está tão presente em todos os dispositivos que em breve poderemos dizer adeus a algumas conexões que nos pareciam indispensáveis, tais como o HDMI.
Alguns ainda estão um pouco céticos de que este seja o tipo de ligação que venha normalizar tudo, mas as empresas tecnológicas desenvolvem esforços e avanços importantes para que isso aconteça. O que aconteceu com o USB-C é o exemplo de que a tecnologia e a utilização parecem estar mais próximas que nunca. Comecemos do início para compreender o que é um USB Tipo C.
O que é o USB-C?
O USB-C chegou aos dispositivos móveis há alguns anos. Diferente das restantes portas USB, a ideia era universalizar esta ligação. Na realidade, já quase não são fabricados smartphones com outro tipo de porta. A principal vantagem desta em comparação com as anteriores é que tem 24 conectores em comparação com os 4 das antigas portas USB. Além disso, conseguiu eliminar outros problemas que existiam nas portas anteriores. As suas principais características a destacar:
É mais rápido
Tanto o carregamento de energia nos dispositivos, como a transferência de informação são muito mais rápidos. Esta porta pode atingir 10 gbps, o que é duas vezes mais rápido que as portas USB convencionais. Também pode transferir dados de todos os tipos: documentos, vídeo, áudio...
É reversível
Um dos conhecidos problemas do USB sempre foi o de nunca se conseguir encontrar o lado certo para o ligar. O melhor no USB Type-C é que é reversível e não importa de que lado se liga, porque ambos os lados são idênticos.
É adaptável
Graças às suas múltiplas ligações, é compatível com outras tecnologias e outros tipos de portas, tais como DisplayPort, HDMI e VGA. Foi a Apple que começou a utilizá-lo nos seus computadores portáteis para adaptar o USB Type-C ao HDMI e, graças à sua velocidade de transferência, não há problema no que se diz respeito à transmissão de imagem.
Ligar monitores ao portátil graças ao USB-C
É precisamente esta última característica de multi-adaptação que permite uma das suas maiores vantagens. Já encontramos no mercado monitores compatíveis com ligações USB tipo C. Isto significa que, se quisermos ligar um monitor ao portátil para podermos ter mais ecrãs, é possível graças a esta porta.
Que vantagem tem em comparação ao HDMI?
É com o uso do USB-C que se conseguirão espaços muito mais organizados, dado que com um único cabo podemos ligar o portátil, o monitor e carregar o portátil em simultâneo.
Mas isto não é tudo. Como já indicámos, também suporta transferência de dados. Assim, se utilizarmos o monitor como um hub e ligarmos, por exemplo, um disco rígido, o portátil poderá também ter acesso à informação nessa unidade. Também podemos carregar o telemóvel em simultâneo, ou ligar outros periféricos ao monitor, ou portátil. Tudo isto permite-nos ter uma área de trabalho muito mais arrumada e organizada, porque com apenas um cabo USB-C para USB-C podemos fazer tudo o que precisamos: visualizar em múltiplos ecrãs, consultar um disco rígido e carregar o portátil e/ou telemóvel.
Embora de momento pareça que os cabos HDMI não vão sair de cena, pode ser que no futuro todas as ligações sejam feitas com cabos USB-C. Pelo menos, esta é a tendência que vemos em todos os dispositivos. Se os monitores já começam a ter esta porta perfeitamente preparada para emitir sinal audiovisual de muito boa qualidade, enquanto pode carregar o portátil, então em breve serão os televisores que também a incluirão.
Por outro lado, as ligações sem fios estão também a tornarem-se mais comuns no mundo tecnológico, e têm tornado muito mais fácil a vida dos utilizadores, ao libertar os computadores de secretária dos cabos. Já temos teclados wireless, ratos, altifalantes, auscultadores e até carregadores wireless. Não é descabido imaginar que a ligação bluetooth irá evoluir ao ponto de poder ligar monitores com esta tecnologia sem fios.
{91f3c014-fded-4acb-a866-1f6d47fe1d15}